terça-feira, 15 de setembro de 2009

A importância da teologia e as outras religiões

Por Danielle Mozzena

Realmente, a teologia não deveria ser vista apenas como um saber relacionado ao universo cristão. Isto viria de encontro inclusive à sua própria gênese, que ocorreu num contexto pagão, na Grécia antiga.
Compreendo a teologia como sendo uma “maneira de se pensar a religião”, podendo ser aplicada não apenas ao estudo cristão, mas a todas as outras manifestações religiosas da cultura humana. Apesar de nossa realidade como estudantes de teologia cristã, poderemos transferir o conhecimento recebido das aulas e aplicá-lo em um contexto religioso diferente, se abrirmos mais nossa capacidade de percepção.
Por causa disso, vejo a teologia como uma “aproximadora” de pessoas, pois ao compreender teologicamente o seu próprio contexto, e pensar no contexto do outro da mesma maneira, percebe-se que o/a outro/a nada mais é do que uma pessoa assim como nós mesmos, com as mesmas complexidades humanas.
Já que o/a teólogo/a é o “pensador da religião”, o estudo teológico que ele realiza sobre um determinado tema de uma religião não precisa estar, necessariamente, vinculado à sua própria opção religiosa. Para que esta seja uma experiência de sucesso, o/a teólogo/a deve deixar todos os seus conceitos pré-concebidos de lado para que possa realmente realizar um estudo teológico que não caia nos méritos de “verdade” ou “mentira”, porque no campo das religiões não existe tal classificação, já que todas as manifestações religiosas são uma realidade da cultura humana.
Tentar compreender o universo divino do/a outro/a é agir pacificamente e receber todas as informações com um sorriso sincero no rosto, considerando aquela manifestação religiosa tão valiosa como qualquer outra. Isso não significa que devamos “aceitar” a religião estudada, mas sim, que ela deva ser tratada com o mesmo respeito que tratamos a nossa.
Esta postura requer muito esforço das pessoas, já que a religião mexe com as emoções mais secretas do ser humano, podendo fazer surgir preconceitos. Por causa disso, também acredito que o/a teólogo/a necessita desenvolver um alto grau de inteligência emocional, pois ao lidar com a religião, lidará com a fé das pessoas e também com elas próprias, tendo a delicadeza de não desrespeitar ou demonstrar nenhum tipo de comportamento relacionado à prática religiosa de outrem.
A teologia pode ser uma ferramenta muito útil para aproximar pessoas – de diferentes religiões ou não - desde que o/a utilizador/a saiba usá-la da maneira correta, pensando o tema da religião com inteligência emocional e sem preconceitos.

Danielle Mozena é budista

Nenhum comentário:

Postar um comentário